Foi uma experiência pela qual passei.
Basicamente é todo feito ao computador (os bancários usam muito o email) e ao telefone.
Nos serviço centrais fala-se com as agências por telefone interno. Nos serviços centrais não é suposto falar com o público, essa é tarefa que compete ás agências.
Há imensas pessoas nos serviços centrais. Existem diversos departamentos, como o de crédito, o de penhoras, informática, contabilidade, etc.
Existem os chefes, sub-chefes e os trabalhadores em geral de cada departamento.
Pode estar a trabalhar por outsourcing, isto é, por uma empresa terceira que vos coloca no banco.
Por contrato a termo pelo banco (6 meses, 1 ano) existindo também os trabalhadores efetivos.
Trabalhar numa agência de um banco é diferente. Lida-se com o público e há a pressão dos "caixa" para venderem. Vender, vender, vender..!
Ganha-se um pouco mais do que ser administrativo na sede (por causa do subsidio de falhas de caixa) e a pontualidade é muito importante.
As vantagens de estar efetivo, prendem-se com as boas taxas de juro nos empréstimos aos trabalhadores e isenção de spread .O SAMS, sistema de saúde ótimo e vantajoso. E também os bons horários, apesar de haver sempre quem "durma lá".
Os serviços centrais são monótonos e repetitivos em qualquer função.
Se pretende trabalhar num banco envie currículos procurando por ofertas no net-empregos e seguramente o departamento que mais precisa agora é o do penhoras devido à crise geral de 2023.
Coisas que tipicamente acontecem na sede de um banco (serviços centrais)
- impressora sempre encravada
- o sistema informático sempre em baixo
- enviar mails, muitos e-mails
- as pausas dos fumadores lá em baixo no exterior
- os "mexericos" e conversas paralelas entre trabalhadores
- As dietas das mulheres, as novas tendências e novidades que fazem mesmo emagrecer
- O típico trabalhador que está farto daquilo e diz mal de tudo
- Os elevadores na hora de almoço sempre cheios
- As constantes trocas na disposição dos postos de trabalho e mudanças de local.
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